O ano tem quatro estações, mas você só precisa de UMA área externa para, independentemente do clima, criar momentos e memórias inesquecíveis ao lado das pessoas que ama. Como acertar na escolha dos móveis externos que, entre confraternizações e momentos de relaxamento, vão ajudar a contar as boas histórias da sua vida?
É comum (e mesmo necessário) que, ao avaliar a aquisição de uma peça, você considere fatores como durabilidade, conforto e estilo. É ainda mais recorrente que, neste momento, uma das primeiras dúvidas evoque alguns dos materiais disponíveis no mercado: “e agora? Devo escolher uma peça de alumínio ou de madeira?”.
Se você já se fez a mesma pergunta, chegou a hora de encontrar a resposta. Explore as comparações, tire suas dúvidas e ganhe mais segurança para escolher o que levar para casa.
Alumínio: material perfeito para quem busca praticidade e durabilidade
O alumínio é um material leve, resistente e durável que demanda baixa manutenção. Se você não tem muito tempo, mas esbanja bom-gosto, é possível que já tenha se convencido das vantagens dessa matéria-prima logo nas primeiras linhas...
Muito utilizado na fabricação de móveis externos, que precisam resistir às chuvas e à exposição prolongada ao sol, o alumínio é um material versátil, que pode ser usado em diferentes estilos de decoração. É perfeito para ambientes modernos e minimalistas, embora também possa ser usado em ambientes mais rústicos e descontraídos.
Precisa de mais argumentos? Pra já! Entre as vantagens do alumínio, destacam-se:
- Resistência: o alumínio é um material resistente à corrosão e às intempéries, o que garante que os móveis, desde que fabricados com os mais rigorosos critérios de qualidade, durem por muitos anos.
- Peso: o alumínio é um material leve, o que facilita o transporte e a movimentação dos móveis. Você e seus convidados têm liberdade para transformar o ambiente de acordo com o momento.
- Facilidade de limpeza: o alumínio é um material fácil de limpar, ideal para quem tem pouco tempo disponível (e prefere usá-lo curtindo os móveis externos, e não apenas mantendo-os...)
- Preço: os móveis externos de alumínio costumam ser mais baratos do que móveis feitos de outros materiais, como madeira ou ferro, ainda que não deixem nada a desejar em questões de estilo e durabilidade.
- Personalização: diferentemente do que acontece no caso dos móveis em madeira, as opções em alumínio permitem personalizações mais simples e amplas em acabamentos e cores.
Madeira: material natural e aconchegante, mas que requer mais cuidados
Há alguns anos, os móveis de madeira eram figurinha carimbada nas áreas externas. Hoje, a realidade é um pouco diferente: embora ainda tenham seu espaço, a depender das circunstâncias e do estilo, as peças agora competem com materiais mais modernos e tecnológicos — capazes de entregar uma experiência tão aconchegante e sofisticada quanto seus antecessores.
A madeira traz, sem dúvidas, um toque de calor e personalidade aos ambientes externos, conferindo uma versatilidade que conversa bem com diversos estilos de decoração. E mais: com os cuidados certos, da fabricação à manutenção em casa, você pode contar com um item durável, além de bastante charmoso.
Por outro lado, vale lembrar que a madeira é um material suscetível à corrosão e, por isso, precisa ser protegida com tinta ou verniz para evitar que se deteriore. O peso do móvel também pode atrapalhar a festa: o transporte e a movimentação das peças nem sempre é simples e fácil.
Alumínio ou madeira: qual é a melhor opção para VOCÊ?
Uma coisa é fato: só você tem a resposta certa para essa pergunta. A escolha depende de diversos fatores — que partem das suas necessidades e aterrissam no seu gosto pessoal —, mas uma reflexão rápida a respeito de alguns tópicos importantes pode ajudar na tomada de decisão.
Antes de mais nada:
- Pense no estilo da sua decoração: o alumínio é um material moderno e minimalista que permite personalizações mais amplas em acabamentos e cores, enquanto a madeira é um material natural e rústico.
- Considere o orçamento disponível: os móveis externos de alumínio costumam ser mais acessíveis do que os móveis em madeira, além de demandarem menos manutenção (e, por consequência, menos despesa no dia a dia).
Se, após comparar as vantagens dos dois materiais, você perceber que os móveis externos de alumínio são a melhor opção para compor o seu espaço ao ar livre, aproveite para ficar por dentro das tendências, explorar as possibilidades e encontrar a composição ideal para sua varanda, quintal, jardim ou piscina.
Prepare-se para viver momentos que valem a pena. Boas compras!